
-
Arquitetos: Atelier 77, Matéria Base
- Área: 45 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Kingspan - ISOESTE

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro histórico de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, este ateliê de costura ocupa um platô contornado por uma contenção de pedras, construída há mais de 200 anos, de acordo com relatos locais. Essa estrutura pré-existente estabelece o partido arquitetônico, funcionando tanto como delimitação física quanto suporte estrutural para a nova intervenção.


Esta pequena arquitetura incorpora técnicas e materiais que partem do reaproveitamento e concorrem com a história e com as marcas daquele lugar, proporcionando um ambiente confortável, luminoso e ventilado, alinhado às necessidades específicas do trabalho artesanal realizado no espaço. Painéis de concreto ciclópico e madeira são os elementos de composição das estruturas e integração harmônica com o contexto histórico e local, dialogando com o muro existente e formando fechamentos que trazem resistência estrutural e identidade plástica. Telhas termoacústicas e uma claraboia, iluminando uma antiga fonte recuperada na parede de pedra, acentuam a possibilidade da coexistência entre memória histórica, o artesanato, o fazer ancestral e as inovações construtivas.


Portas reutilizadas e esquadrias de madeira, compostas por folhas de vidro temperado, compõem a fachada cuja aberturas foram pensadas com a intenção de privilegiar as melhores visadas do bairro histórico e o enquadramento da paineira pré-existente do terreno. Tábuas de madeira utilizadas inicialmente nas formas dos painéis de concreto ciclópico foram reaproveitadas nos fechamentos dos oitões, reforçando a coerência material e o respeito ao contexto construtivo existente. Com o objetivo de abrigar as atividades de um ateliê de costura, o espaço interno, com 40m2, foi concebido para integrar a área de trabalho e suas ferramentas às aberturas que asseguram ventilação cruzada e luz natural indireta. Na iluminação artificial, foram instalados trilhos com luminárias articuladas que se adaptam conforme o uso.



Este projeto se destaca pelo equilíbrio entre respeito à memória, inovação técnica e diretrizes construtivas para reutilização de materiais, criando assim um espaço único que fortalece a identidade local e promove práticas que prezamos tanto em nossos trabalhos.




























